Quem sou eu

Minha foto
Acadêmico de Direito pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV) com estudos aprofundado em Ciência da Computação, atuando com Software Livre e suas políticas. Minha perspectiva e avançar nos estudos de Direito Informático contribuindo e estudando essa nova área de atuação que a cada dia torna-se mais importante para o Direto Público e Privado no mundo.

sábado, 27 de março de 2010

Saudade, 7ª palavra mais difícil de traduzir.

Pergunte a qualquer brasileiro o que é Saudade e este gastará pelo menos 2 minutos para lhe responder. E garanto, 1 minuto e 45 segundos, pelo menos, será com analogia.

Isso porque esta palavra é uma mistura de sentimentos, que pode ser causado por distância ou mesmo de um tempo que não voltará. Ok. Mas de onde tirei o lance de ser a sétima palavra mais difícil traduzir?

Veja que eu não tenho moral nenhum de afirmar tal condição, porém, isso foi conclusão de uma pesquisa feita pela Today Translation, e sério ... se você ler as seis primeiras verás o nível de dificuldade do gringo entender o que é ... saudade!

Para não deixar ninguém curioso e ainda para polpar pesquisas no Google insiro as 10 palavras mais difícies de se traduzir no mundo:

-------------------------

1. "Ilunga" (tshiluba) - uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.

2. "Shlimazl" (ídiche) - uma pessoa cronicamente azarada.

3. "Radioukacz" (polonês) - pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro.

4. "Naa" (japonês) - palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém.

5. "Altahmam" (árabe) - um tipo de tristeza profunda.

6. "Gezellig" (holandês) - aconchegante.

7. Saudade (português) - sentimento nostálgico, sentir falta de alguma coisa ou alguém (o significado não é consensual).

8. "Selathirupavar" (tâmil, língua falada no sul da Índia) - palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres.

9. "Pochemuchka" (russo) - uma pessoa que faz perguntas demais.

10. "Klloshar" (albanês) - perdedor.

--------------------------

Cá para nós ... Selathirupavar é sinistro!!!!!!

Posso dizer que saudade é uma "coisa" que nos faz pensar muito sobre nossas atitudes, falas, demonstração ou falta de demonstração de afeto, grosserias, intolerância ... pois apenas sentimos saudade de alguém ou de alguma coisa que se foi, que pode voltar ou não, mas deixa marcas para sempre, ou quase sempre, o certo é que a marca (ferida) está aberta, ainda não foi cicatrizada. O remédio (tempo) ainda não fez efeito, mas fará.

Saudade é a único caso de homicídio que não é tipificado no Código Penal.
Sinta-se a vontade para matar a saudade.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Orgulho

Orgulho: or.gu.lho sm (cat urgoll, do germ) 1 Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; altivez, brio. 2 Amor-próprio exagerado. 3 Empáfia, bazófia, soberba. 4 Ufania. 5 Aquilo de que alguém pode orgulhar-se: O bom filho é o orgulho de seus pais. (Dicionário Michaelis)
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=orgulho

--------------------

Engraçado. São poucas palavras na língua portuguesa que nos trás sentido positivo e negativo, não ao mesmo tempo, mas tão próximos. E essa (orgulho) é uma delas.

Você já fez um bolo? Eu não. Mas um bolo funciona da seguinte maneira:
Coloca-se vários ingredientes: ovos, manteiga/margarina, açúcar, sal, farinha, leite e ai vai...
Percebe que se você colocar algum desses ingredientes de maneira exagerada o seu bolo vai ser motivo de piada. E você vai comê-lo sozinho.

Em nossa vida o orgulho é um desses ingredientes. Claro que não é o mais importante, mas pode ter certeza, ele será no momento mais crucial. Por isso é preciso saber dosa-lo cirurgicamente.

O orgulho é esperto, enganador e falso. Nos faz acreditar, subir em nossa razão e aparenta ser o melhor caminho. Sabe o que é mais difícil? Identifica-lo! Ótimo em se camuflar o orgulho nos faz ter certeza de uma verdade que queremos enxergar de qualquer maneira, e só o tempo, só o tempo para nos mostrar o erro, o equívoco, a trupicada que você deu sem ao menos perceber.

Nossa me deu uma vontade de escrever sobre Verdade. A tal Verdade Absoluta existe? Acho que é um bom tema para o próximo post.

Quando alguém, de alguma maneira, pisa na bola com você. como saber se deve deixar o orgulho de lado e dar-lhe o perdão e superar o acontecido? Sim. Neste momento o sentimento que está lhe rodeando é o orgulho. Como não? É o amor-próprio...

As vezes temos certeza que perdoamos, temos certeza que superamos e ainda temos certeza que podemos viver numa boa com um passado chato, mas o orgulho nos faz ficar na mesma posição, nos faz temer novos acontecimentos e por fim nos faz perder amigos e amores por um sentimento que o tempo faz secar e virar pó. Ai teremos outro sentimento: arrependimento.

Arrependimento de ter agido de uma forma cega que nos encheu de razão sem razão. As vezes com razão. De extremismo desnecessário e radicalismo injusto. Muita coisa contribui. Momentos, fases, amigos, familiares, objetivos, ilusões, achismos, etc.

As vezes perdemos coisas por essas bobagens por estarmos cheios de si mesmo e seguros demais. Mas perder o que? Que coisas? Digo, perder amigos, amores, empregos, oportunidades, respeito, etc etc etc

Em linhas gerais orgulho é uma merda. Maldito orgulho.